Bem vindos ao k-pop


Yo Candies ~ Eu sou uma pessoa lerda de mais, podem me culpar. Estou escrevendo esse post quase 22h do dia 30, era para estar postado nessa hora. Eu queria postar no dia que o blog completasse 2 meses mas confesso que me perdi nas datas (fiquei aproveitando meu ultimo dia de netflix). Mas comemorar no dia 30 ou no 31 não faz diferença. Gostaria de agradecer por tudo nesses 2 meses. Obrigada pelos 74 seguidores e +6.500 visualizações, vocês são de mais ♥♥.

Percebi que o blog possui poucos leitores k-poppers, porém tem bastante leitores que gostariam de conhecer um pouco mais sobre o estilo, então é isso que falarei hoje. Acho que ja imaginavam que falaria sobre isso. Contarei um pouco sobre o que é k-pop, a diferença dos idiomas e outras coisinhas. Só lembrando que isso não é o manual do k-popper. Aviso desde já que a postagem ficou enorme, mas ficou bem explicada. Por favor, leiam tudinho T^T.

O que significa k-pop?
K-pop literalmente traduzindo significa "Korean Pop", também pode ser chamado de "Música popular coreana" ja que não temos apenas o k-pop de estilo musical (também possuímos o trot, outro estilo típico coreano). O k-pop tem ai seus 25 anos de existência e abrange vários tipos musicais como hip-hop, rap, R&B, jazz e outros.
Aposto que todos que ja ouviram no mínimo uma música de k-pop ja notaram algumas frases em inglês soltas no meio da música. Sim, isso é normal. Eu nunca vi ninguém comentar isso, mas acredito que seja para atrair mais fãs para a Hallyu.
Antes de sair desse tópico, gostaria de explicar o que significa "Hallyu". Hallyu é a Onda Coreana, um neologismo referente a popularização da cultura sul-coreana. Nisso entra as músicas, comidas, dramas (novelas) e tudo mais.
Estava procurando músicas de determinado grupo e acabei achando versões em japonês, por que isso?
No trabalho, sempre queremos subir de cargo para ganharmos mais dinheiro ou até mesmo mais reconhecimento, certo? Isso ocorre também no k-pop. Quando determinado grupo fica muito famoso na Coreia, eles acabam estreando (ou usando o famoso termo "debutando") no Japão. O por que do Japão? Porque da mais dinheiro.
As vezes os grupos acabam debutando em outros países como a China ou até mesmo nos Estados Unidos.
É bem comum você conhecer grupos que lançaram sua ultima música em coreano há 3 anos e sua ultima música japonesa a alguns meses. Alguns ficam no Japão pois a fama no cenário japonês é maior que no coreano. Outros não são tão famosos e continuam la. Exemplo de artistas que focaram mais nas suas carreiras japonesas do que coreanas, que ambos grupos detonaram no Japão e acabaram afundando com o tempo: After School e BoA.
Ouvi as versões japonesas e chinesas e não achei diferença nenhuma. Possuem alguma diferença?
Obvio que sim. Sei que daqui ninguém pensa nisso, mas tem sempre aquele seu amiguinho que acha que Japão e China são as mesmas coisas, deixarei aqui bem claro que tanto nas músicas quando escutamos quanto na escrita são completamente diferente. Não falarei do visual das pessoas dos três países ja que isso nem eu sei diferenciar exatamente.

Começando pela escrita:
No coreano, o alfabeto atual se chama Hangul. Exemplo: 안녕하세요/ Annyeonghaseyo.
No japonês eu fiquei um pouco confusa (estudantes de japonês me ajudem), temos três alfabetos diferentes sendo usados ao mesmo tempo: Hiragana, Katakana e Kanji, todos eles se completam. Exemplo no Hiragana: こんにちは/ Konnichiwa.
No chinês, o alfabeto atual é o Pinyin. Exemplo: 你好/ Nǐ Hǎo.
(Todas as palavras significam "Olá". Konnichiwa pode ser usado também como "Boa tarde").

E nas músicas, a forma que aprendemos a diferenciar mais rápido, quero que escutem uma música lançada nesse mês pelo grupo sul-coreano D.Holic. A música se chama Chewy e possui uma versão em coreano, japonês e chinês. Escutem e entendam as diferenças ^^.
** Eu não achei as duas outras versões no youtube então eu upei no 4shared. Vocês não precisam baixar para ouvir, basta ouvir na preview do site.
Coreografias sincronizadas apenas para as turnês?
Claro que não. Uma coisa que temos no k-pop e nunca vimos no a-pop (música americana de acordo com os k-poppers) são os: programas musicais! Quando um artista lança uma música nova (ou quando faz um "comeback") eles promovem essa música em programas musicais, onde eles competem com outros grupos que lançaram suas músicas na mesma semana. Os vencedores ganham troféus e claro, reconhecimento. Não é todo grupo que se apresenta em todos os programas musicais (acho que tem uns 3 ou 4).
Não tem um tempo certo de promoção de cada grupo, isso depende muito da empresa. Alguns grupos promovem por duas semanas, outros promovem por um mês.
"Sexy concept", "cute concept"… O que é "concept"?
Concept significa conceito, é o conceito de determinado grupo, o jeito que a música e os videos serão. No k-pop existe grupos com conceitos fixos, outros possuem seu próprio conceito.

Para quem continuou perdido, usarei exemplos. No conceito fofo (que os coreanos são tarados) temos as integrantes dos grupos sendo fofinhas para a câmera. Geralmente seus MVs (Music Videos) são com cores claras e geralmente as letras falam sobre uma garota completamente apaixonada ou que fala sobre seu namorado. Também existe grupos masculinos que usam esse conceito

Temos também o conceito mais usado desde o ano passado e o mais criticado, o conceito sexy. Geralmente no conceito sexy também falam sobre o amor, você verá com mais frequência letras sobre termino, mas o mais comum são letras que falam sobre uma mulher apaixonada. A diferença que nos vídeos serão com vídeos considerados pelos coreanos vulgares, com coreografias com muito rebolados e bastante foco nos peitos e nas bundas das meninas.

É possivel mudar de conceito: Sim. Exemplo: Secret. Debutaram com o conceito sexy, foram para o fofo e voltaram para o sexy. Stellar também é outro exemplo, debutaram com conceito fofo, foram para o sexy, foram para o jazz e voltaram para o sexy.
Pontos positivos e negativos do k-pop:
Positivos: Você tem a diferença. Aposto que você não encontrava com frequência videos de cantores americanos cantando e dançando, e eu não estou falando de danças bobas, estou falando de coreografias sincronizadas e bem feitas. O k-pop também é uma coisa bem, perfeita, digamos. Tudo em seu devido lugar. Cada integrante com sua função e isso não muda. Vemos grupos com 12, 13 ou até 15 pessoas, mas cada um dentro daquele grupo possui uma função. Temos funções como: vocalista (principal, líder as vezes de apoio), rapper (principal, líder as vezes de apoio), dançarino (principal e líder), líder do grupo, face e rosto do grupo.

Negativos: É uma coisa muito igual. A maioria dos vídeos de k-pop são feito em cenários "encaixotados" (com apenas um ou dois cenários), as vezes com até mesmo os mesmos cenários. As letras também não mudam muito, sempre falando sobre as mesmas coisas. Também temos lançamentos o tempo todo, tanto de música quanto de grupo. Antigamente tínhamos bastante inovação, hoje em dia isso falta bastante. As músicas são completamente editadas e da até desanimo de ouvir.
Também o fato que é tudo encaixado, que tudo tem seu devido lugar. Isso também enjoa, porque depois de um tempo ja sabemos como vai ser feita a música, porque aquelas funções precisam ser preenchidas.

 

Espero que tenham gostado do post. Eu gostei bastante de escreve-lo. Eu procurei escrever tópicos que poderiam ser mais importantes para novatos. Eu quero fazer uma "serie" de posts explicando o k-pop, explicando as gírias usadas e até mesmo os conceitos (queria ter falado mais só que ficaria muito grande). Agora quem manda nisso aqui é o leitor, vocês querem um post como se fosse um "dicionario do k-popper"? Por favor, me respondam.
E me desculpem caso eu decepcionei alguém, escrevendo um post que talvez pode não ter sido o que queriam, eu queria fazer um post realmente explicando o k-pop, explicando como ocorre com algumas perguntas comuns. Se alguém me pediu esse post e esperava que eu explicasse cada gíria usada, eu lamento se o decepcionei. Caso era isso que queria, pode me dizer, farei o post falando sobre as girias (que não são bem gírias) com todo prazer.

Chu~
(você que leu até aqui: mora no meu coração <3)

16 comentários:

  1. Oii Gio como vai?
    Adorei esse post, nós duas temos vários leitores que boiam nesses posts e eu achei uma ótima ideia você abrir portas asuhas eu iria fazer um até mas tipo, num sabia nem por onde começar... Mas amei mesmo <3 Uma coisa que eu acho meio enjoado no k-pop é os cenários e os conceitos, poderia ter outros conceitos... Muitas musicas falam de magoas e outras de amor e outras fofinhas e só, deveria ter muita novidade no mundo do k-pop. E eu quero mesmo que você postasse o dicionário, as pessoas boiam muito com os termos que costumamos usar ahsuahs principalmente o bias (vulgo apelido de Beatriz (bia) ) KK
    xoxo // Candy Bomb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou bem e você? ♥
      Eu ja estava pensando em fazer um post desses ja faz muito tempo, mas eu nunca precisei fazer, sempre que aparecia um não-kpopper eu só mandava MVs, acho que é bom as vezes explicar o que acontece de verdade.
      Os conceitos também estão me enjoando, tanto que ultimamente eu estou ouvindo só hip-hop. Eu acho que em questão de letra não tem muito o que reclamar, porque no pop americano é a mesma coisa (tudo sobre amor ou sobre depressão).

      Excluir
  2. Eu adorei o post! Participo de um grupo de Kpop com umas amigas, mas não sou uma entendedora kkk' Gosto muito de dançar e as veezes eu ouço um pouco, dai minha amiga me convidou e acabei gostando muito da coisa. :3
    Nem estava procurando nada do gênero, mas me agradou muito o post!
    Eu apoio o dicionário! u-u

    Sobre o alfabeto, não sou muito entendedora de Coreano, nem de Chinês, mas manjo um pouco do Nihongo u.u kk \õ\
    E sem querer querendo(dançando no quarto kk') vi que tem uma versão de Fantastic baby no Just Dance, mas é em japonês.

    Bjão, Gio! :* <3

    m-mess.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado ♥ Eu também gosto de dançar auhsuha. Farei um dicionário (espero que leia viu? u-u).
      Tem uma versão no Just Dance? Que Just Dance? P-R-E-C-I-S-O. No meu Just Dance só tem PSY auhauheu.

      Excluir
  3. Amei sou kpop a bastante tempo que nem sei a data. Mais de boa um dia me acho '-'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só gravei quando eu me tornei k-popper porque foi um dia antes do aniversario do Zelo do B.A.P, dia 14 de outubro aushhas.

      Excluir
  4. Ottoke?! Tinha escrito tanto aqui e bugou que eu apertei para apagar um caractere e voltou a página, odeio isso @_@ e pra ajudar meu teclado está bugado, então desculpe unnie se sair algo meio estranho >///< vou escrever o que tinha escrito antes:

    Moro no seu coração u3u li tudinho, letra por letra :3 mas não estranhe se esse comentário não ficar tão grande, porque o seu post está tão bem explicadinho que nem sei o que dizer, só sei que tenho que lhe parabenizar por esse post incrível ♥ mas vou fazer agora, definitivamente, um bom início para esse comentário ~finja que esses dois primeiros parágrafos não existem -q~

    Olá unnie <3 como vai? E que isso u.u é normal se perder nas datas >///< WOW, 74 seguidores em 2 meses? Parabéns unnie, isso é ótimo! Sério, ainda que não são apenas seguidores "inativos", eu vi que seu último post teve 31 comentários <33 parabéns unnie ♥ ~e desculpe não ter comentado naquele post, minha meta está acabada T^T já são uns dois posts que eu não apareci :c mas os li unnie~

    Bem, como falei, não tenho muito o que comentar sobre o post, só que ele está SIMPLESMENTE INCRÍVEL ~acho que isso não devia ser considerado o "só" que eu falei~ quanto ao alfabeto japonês, são sim esses três, pelo que sei (lê-se: pelo o que meus pais me falaram), o hiragana é para palavras "puramente" japonesas, já o katagana são de palavras "do estrangeiro" ao serem escritas no Japão, e o kanji é um mais "abreviado" já que às vezes um caractere não vale a sílaba e sim a palavra inteira. Acho que era isso -haha' E as coreografias do K-pop, socorro que perfeição ~fui tentar dançar Glass Bead hoje, não consegui fazer nada da coreografia -q~ E concordo com os pontos positivos e negativos.

    E acho que seria legal um "post-dicionário", você já fez um no PK, certo? Eu tinha amado ♥ e não se preocupe unnie, poste sobre o que você quiser, afinal, é difícil agradar a gregos e troianos ~ok, ficou meio sem sentido essa frase, mas tem também um sentido nela -q, mas você já sabe o que quero dizer certo? poste o que você quiser, o que você realmente queira postar ♥ ~

    Kissus ~ l-ovelymilkshake.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse blogger é horrível D:. Eu fiz isso esses dias, mas eu fui visualizar pra ver se meu comentário ia inteiro e ele foi apagado D:

      Você mora mesmo aushuahs ♥♥. Eu fiquei assustada depois que eu li, ficou muito detalhado O.O. Eu até pensei que alguém poderia se perder no meio da organização (se isso for possível LOL).

      Olá Amy ♥ Estou bem e você? O blog foi criado quase em junho e eu sempre penso que é em junho. Obrigada, eu to muito feliz com isso *OOOO*. Nunca imaginei que chegaria nisso em tão pouco tempo, no PK demorou uns 5 meses TuT.

      Eu sou completamente por fora do japonês. Eu na verdade não sei nada sobre os idiomas asiáticos. Sei bem pouquinho do Coreano, mas só entendo quando esta no nosso alfabeto. Quando procurei a escrita de "Konnichiwa" tinha o kanji e o hiragana, fiquei perdida nisso O.O. Obrigada por me explicar <3.
      Tem tantas coreografias fáceis no k-pop mas outras tão difíceis. O que mais me enrola em Glass Bead é o chute que elas dão no final, eu não sou flexível T^T.

      Eu fiz sim, mas aquele post ficou um pouco vazio. Andei lendo uns dicionários de k-pop que são bem mais divertidos aushuhs.
      Tenho um problema de agradar as pessoas, não sei da onde isso veio, mas eu gosto de agradar todo mundo.

      Excluir
  5. Tu manja mesmo dos kpop em nega? kkkkk' Mas néh não é atoa que sei tanta coisa, você me influencia qq
    O post ficou perfeito em minha opinião, com certeza servirá de muita ajuda para novos kpoppers, explicou tudo bem explicadinho, tinha até algumas coisas ai que eu não entendia muito bem e isso ajudou ♥ ♥ ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que prestar para alguma coisa né? KKKKK. Mas você é pior que eu em algumas coisas -qq (em um sentido bom).
      Que bom que te ajudei em alguma coisa, mesmo que seja bem pouco (porque você sabe tanto quanto eu). Obrigada por vim comentar aqui, vou ai na sua casa te dar uns beijos. Esteja limpinho porque não quero ficar com bafo de bunda. Beijos no core ♥♥

      Excluir
  6. Desculpa não comentar tudo, mas eu li tudinho e amei! Tem séculos que eu estou querendo saber mais sobre k-pop mas ninguém se dispõe a me ajudar ç3ç
    CONTINUA, CONTINUA, CONTINUA, CONTINUA, CONTINUA, CONTINUA, CONTINUA, CONTINUA, CONTINUA, CONTINUA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que o post tenha sido útil para você. Vou continuar sim (leia ok? ^^) ♥

      Excluir
  7. Não sei se alguém chegou a corrigir nos comentários anteriores, mas só queria ressaltar que o kanji japonês não é exatamente um alfabeto, na verdade ele é a incorporação de ideogramas chineses. Assim como o pinyin não é o alfabeto chinês mas o que conhecemos como a romanização do coreano. As crianças chinesas aprendem o pinyin para futuramente aprenderem a leitura e pronúncia dos ideogramas. Ia me aprofudar mais sobre isso e até lançar umas curiosidades sobre k-pop e tals, mas acho que vou ficar parecendo uma chata metida a inteligente, haha.
    De resto o seu post está bem explicativo! Gostei bastante do seu blog, seguirei. :)

    por tokkidokki

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA POR ME EXPLICAR PORQUE EU NÃO SABIA. Acho que você vai brigar comigo por colocar isso de uma forma tão "concreta", mas sendo bem sincera eu fiquei perdida nas pesquisas e fui na base dos lyrics -q. Eu me senti uma chata metida auhsuahs, mas posta sim, curiosidades são bem legais <3.

      Excluir
    2. Hahaha, relaxa! Eu mesma não entendo muito de como funciona o japonês, só sei da parte que envolve a China mesmo por conta das minhas origens. Passei minha vida toda explicando pra amigos como funciona o pinyin e tals que já to até acostumada com essas coisas, é até mais fácil falar pra fã de k-pop porque já saca do exemplo da romanização, rs. Já que você pediu uma curiosidade, vou te falar uma: o sistema de pinyin utilizado em Taiwan é diferente do que usam na China! ;)

      por tokkidokki

      Excluir
    3. Não conheço muito a China o idioma muito menos -q. Serio? Eu não sabia que tinha diferença de Taiwan e a China. Falando assim parece até que eu não sei geografia ;-; mas eu não sabia mesmo auhsuhas.

      Excluir

Obrigada por comentar, mas entenda algumas coisas:
» Por favor, comente algo sobre o assunto do post.
» Não tenho problemas com palavrões, mas seja educado.
» Aceito pedido de afiliações.
» Respeite minha opinião.