Debate - Conceito de k-groups


Olá Candies ~ Tudo bem com vocês? Eu estou muito bem. Esse mês terei festa para ir, estou super ansiosa ><. Mas tudo que é bom dura pouco não é? Dois dias depois da festa minhas provas começam, que beleza! Terei mais ou menos provas até o final do mês que vem. Não é exatamente até la, tem alguns dias sem, mas são bem poucos. Ja vou deixar o próximo layout pronto, assim poderei estudar sem ficar pensando no blog.

Eu fiquei com muita duvida sobre o que postar hoje. Escrevi e apaguei esse post varias vezes. No inicio, era para ser um post sobre feeds mas acabei não conseguindo definir muito bem o assunto. Depois mudei e tentei falar sobre algum grupo aleatório pequeno, mas eu não achei nenhum. Depois de muito tempo estava vendo a teaser da Hyuna (que ta uma maravilha) e decidi falar sobre os conceitos de grupos. Ja aviso, tem coisa pra ler, e bastante.

 

Apesar que, na época que estamos, não temos mais tanta surpresa com a mudança repentina nos conceitos de grupos, isso ainda é um tema muito reclamado por boa parte dos k-poppers. Não irei falar dos grupos masculinos e sim dos femininos, ja que na visão dos k-poppers as mulheres estão sempre erradas e os homens sempre certos. E realmente, as mulheres são as erradas da historia?  O que passa na cabeça dos donos das empresas para transformar completamente o conceito de um grupo? Falarei isso no post de hoje.

Pra quem esta boiando, vou lhe explicar o que acontece/aconteceu no k-pop. Os coreanos são tarados por fofuras. Sim, tarados. Aqui no Brasil é normal ver os homens loucos vendo uma mulher dançando com pouca roupa (por favor sem comentários sobre isso, isso é um fato) mas Coreia é diferente, os homens ficam loucos por mulheres de 25 anos sendo fofa parecendo uma menininha de 13 (parece até pedofilia, mas não é). Então no k-pop os grupos femininos eram completamente fofos, lógico que umas exceções foram surgindo mas essa é a base. Só que, desde 2013 pra cá isso vem mudando muito. Como não tinha muita diferença de um "fofo" para o outro as empresas decidiram deixar essa fofura de lado, deixando tudo mais ousado.

Agora respondendo as perguntas, porém de trás para frente. Por qual motivo as empresas mudam os grupos dessa forma? Isso vai de grupo para grupo. Sim, existe grupos que não mudaram por causa do flop e sim por outras razões. Vou falar alguns exemplos de grupos que mudaram para esse conceito e os motivos:

Stellar é um grupo que debutou com o conceito fofo e depois de não alcançarem o que queriam, mudaram para o conceito sexy. Acham que esta tudo perfeito? Claro que não, o grupo ainda sofre sendo "flop". Mesmo Stellar sendo alvos de atenções depois do lançamento do primeiro single nesse conceito, elas não atrairam tantos fãs quanto deveriam, mas conseguiram mais que no conceito fofo.
Stellar mudou de novo e de novo o conceito, sendo a prova viva que o sexy foi o que mais atraiu gente.

Hello Venus ja foi diferente. Provavelmente quem conhece o k-pop desde 2013/começo do ano passado ja deve ter visto Hello Venus completamente fofo e com um conceito irritante. As garotas debutaram na Pledis com o conceito "oppa, sou uma garota tímida, me note" só que, depois de mudarem de empresa e de ter mudanças nos integrantes, o grupo decidiu aderir o conceito sexy também. Não, Hello Venus não ficou sexy por causa do flop e sim porque não queriam continuar sendo fofas sem as duas integrantes originais (que saíram do grupo depois da mudança de empresa).

AOA, Girl's Day, Secret e etc são grupos que eu não sei a verdadeira mudança para esse conceito. AOA era banda e virou um grupo dançante na época que o sexy era auge, talvez tenha sido por isso. Girl's Day foi o primeiro grupo que eu vi ao fazer essa mudança, foi depois de ter mudanças nos membros do grupo. Secret eu não tenho ideia.

Viram só como existem casos e casos? A industria musical sul-coreana é gigante, é preciso inovação para sobreviver. Quando você entra em uma empresa você depende disso, ou você é de uma empresa grande ou você "hita" de alguma forma, caso contrario você vai a falência, então por que ainda as pessoas criticam as mulheres? As mulheres não são erradas nisso tudo e muito menos a empresa. Vocês criticam as empresas por ter feito essas mudanças, mas muitas vezes essas mudanças são necessárias. Vocês acham que elas estão felizes com isso? Como eu disse, a Coreia é um país conservador, as mulheres não gostam disso (algumas né ;-;). Elas entendem que é necessário para continuar, para serem notadas e é isso que elas fazem.

Agora vocês me falam "mas existe outros conceitos por ai", sim, existe, mas a vida é feita de tentativas certo? A primeira opção é o conceito sexy, se nada der certo eles mudam. Claro que tem grupos que não precisam sensualizar para alcançar a fama (exemplo: Mamamoo), mas não é sempre isso que acontece. Não é tão fácil como dizer. Se coloquem por um instante no lugar delas e entendam a situação.

Antes que me venham com "argumentos" falando sobre Apink saibam que Apink debutou com o conceito fofo e vive em cima disso. Acredito que nem a empresa e nem o grupo pretendem mudar de conceito. Apink é igual Girl's Day no inicio, a diferença é que Apink permaneceu. Espero que pensem muito antes de sair xingando os grupos femininos, pensem muito mesmo. Pensem no fato que ser uma mulher não te faz ter motivos para criticar as outras. E pensem que não é porque você gosta de ver os homens sem camisa que as mulheres não podem rebolar na câmera. É diferente? Sim, mas a intenção de chamar atenção é a mesma.


Espero que tenham gostado do post. Quem me acompanha desde o Perfect K-poppers ja deve ter lido um post como esse, mesmo ja ter passado um tempinho a situação não mudou. Se você é uma dessas k-poppers que simplesmente odeiam grupos femininos por causa do conceito, parem e reflitam. Se vocês vão continuar odiando, não é problema meu, apenas entendam. E claro, comentem o que vocês acham, isso é um debate, certo?

Chu~

13 comentários:

  1. Um fato, eu nunca imaginei Sunny rebolando e com pouca roupa, ela nasceu para fazer aegyos. Não me importo com o "conceito" sexy, desde que o kpop não vire um verdadeiro redtube da vida elas podem ser sexys como quiserem.

    Eu não odeio nenhum grupo kpop, só acho que esse muda, muda de conceito as vezes é chato. As meninas as vezes estão fofas no proximo mv estão tudo sem roupa '-' Entende? Acho que os sexys das coreanas tem que ser um tanto quando limitado, nada tão exagerado. Alguns mvs agente vê que elas forçam o "mulherão" que elas não tem, isso chega a ser escroto '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil imaginar coisas que fogem do que estamos acostumados, isso é um fato. Fique tranquila, o k-pop jamais passará dos limites, não vai ficar igual os vídeos americanos da vida. Como você mesma disse, o sexy é bem limitado e vai ficar por isso mesmo.
      A mudança que eles fazem é basicamente a mudança que nós fazemos com estilos musicais, as vezes enjoa então mudamos. Entendo o que você quer dizer.

      Excluir
  2. Olá Gi unnie <3 vou bem sim, obrigada ♥ e que bom que vai bem :3 Boa festa ♥ e boa sorte nas provas <3 as minhas pelo que sei ainda estão bem longe ~graças~ mas estou cheia de coisas para fazer, vai ter o evento da minha escola que falei lá no blog e está meio corrido por aqui... depois tenho uma viagem com a escola, e meu aniversário e um trabalho. Mas acho que vai dar tudo certo -haha' Espero que dê tudo certo para você também unnie >3< e sobre o teaser da Hyuna: aidna não vi, mas pelo o que vi dizerem, deve estar muito bom ♥ e, você viu as fotos teaser de Girls' Generation?? Está tão divo ♥

    Vou deixar minha opinião sobre o assunto aqui >///< Pois é né, discussões já antigas que ainda continuam. Qual é o problema com isso? Se um grupo inova e muda o conceito, criticam, xingam, ofendem pra valer. Se não inova, começa a receber críticas de que: "é sempre a mesma música". Se o grupo não está conseguindo obter resultados, ele vai ter que fazer o possível para conseguir um, porque são tantos grupos que se o flop ficar muito grande, o grupo deixará de existir. E criticar as mulheres, realmente, chega disso né. Como você disse, muitas vezes elas não gostam do conceito, não gostam da dança, da letra, mas tem que fazer isso para sobreviver na indústria do Kpop. Acho realmente que odiar um grupo por causa de seu conceito é algo meio forte, ainda mais quando dizem que odeiam não só o grupo, mas as integrantes em si. Para começar que ódio é bem forte, não gostar mas respeitar é uma coisa, agora odiar e ficar xingando é outra completamente diferente, certo?

    Bom, espero que meu comentário tenha ficado compreensível -shaushaushua' e boa sorte nas provas unnie ♥

    Kissus ~ Lovely Milkshake

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ♥ Que sorte que as suas estão longe aushuahs.
      A teaser ficou bem legal, apesar do exagero. Eu gosto muito da Hyuna e entendo esse estilo da CUBE, mas achei um exagero. Espero que a teaser do MV seja diferente. Vi sim, estou ansiosa ♥.

      Isso que não entendo. As pessoas criticam por mudar e criticam por ser igual, assim fica difícil. Sei que enjoa mudar mas enjoa ser a mesma coisa. Deve existir uma k-idol ou outra que gosta do que faz, mas acredito que a maioria não curte muito não. As pessoas precisam aprender o significado da palavra "ódio" para não sair falando coisa errada por ai.

      Excluir
  3. Oi! Tudo bem sim, com você também? Tenho uma festa para ir também, mas vai ser lá para o dia 29, acho. Minhas provas começam semana que vem (se não estou me enganando).

    Eu adoro conceito sexy. Na verdade, acho difícil algum conceito não me agradar (geralmente o que não me agrada é o grupo em questão e não o conceito abordado). É óbvio que muitos grupos femininos mudaram durante os anos. Conceito fofo não é pra qualquer um, sinceramente. E o sexy é algo mais fácil de se produzir, pelo menos eu acho. Cada grupo teve seu motivo para mudar o conceito, o mais comum é para ter mais publico. Não ligo se as garotas estão rebolando, com roupas curtas e coreografias sensuais. Acho uma maravilha se for bem feito u333u Odeio essas pessoas que adoram um oppa sem camisa, mas quando é uma garota com um short mais curto já vem todo mundo tacando pedra. Ridículozzzzz

    Beijos,
    p-layback.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu estou bem também ♥ Boa sorte com as suas provas ~.

      Eu gosto do conceito sexy também, não por ver mulheres sensualizando e sim porque as músicas são completamente melhores que as do conceito fofo. Eu gosto de algumas do conceito fofo mas a maioria é do sexy. Eu acho que os dois conceitos não são para qualquer um. A pessoa fica parecendo um et sendo fofo e uma cobra tentando sensualizar aushuahs. Eu não vejo problema nas coreografias ou nas roupas, nas coreografias principalmente, eu até aprendo para sensualizar também -n (mas não da certo USHAUHSA)

      Excluir
  4. Vou confessar uma coisa meio vergonhosa: antes eu não gostava de girl groups por causa do conceito sexy :v Mas meu pensamento foi evoluindo, e depois eu percebi que estava sendo uma grande idiota. Hoje ainda gosto mais de grupos masculinos do que femininos, mas gosto de vários grupos de garotas, tanto mais fofos como os com conceito mais sexy. O que me fez acordar foi quando pensei que não criticava os boy groups que faziam danças sensuais ou tiravam a camisa, então porque falar mal de conceitos sexy femininos? Hoje vejo que é uma grande bobagem ficar odiando as meninas por causa de conceito, ainda mais porque as vezes elas nem gostam de fazer esse tipo de conceito, mas fazem pelo sucesso do grupo. Isso me entristece um pouco também pois as mulheres são "forçadas" a agirem de forma sexy e mostrarem o corpo para escapar do flop... Mas se elas gostam ou estão de acordo com isso não vejo problema nenhum.
    As pessoas deviam abrir a mente, como eu fiz e parar de culpar as mulheres por tudo :/ Hoje eu até danço umas coreografias mais sexys, apesar de morrer de vergonha ahuahauhau

    Adorei a postagem, é um debate que merece atenção!

    www.rendasedoces.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tive problema com o conceito sexy, na verdade eu nunca tive problema com conceito nenhum. Do ano passado pra cá eu acabei enjoando do conceito fofo e comecei a odiar o conceito retro. Eu era ao contrario, eu gostava de mais grupos masculinos e agora gosto mais dos femininos (que querendo ou não é a maior parte dos grupos de k-pop, pelo menos é o que eu "calculo" mentalmente).
      Eu não curto muito quando as meninas forçam para aparentar um corpo que elas não possuem, como ficarem em forma de "S" para aumentar o peito e a bunda. Eu acho isso feio, mas se elas gostam e se sentem bem com isso, tudo bem.
      Eu também danço algumas coreografias mais sexys aushuhas. Eu não tenho um grupo como você então eu só danço no quarto, trancada uashuhas (apesar que uma vez, me flagraram dançando Whats Your Name D:).

      Excluir
  5. Eu sou fã do 4minute e do material solo da Hyuna, então eu entendo o que você quer dizer. Antes eu me incomodava com o pessoal que ficava mandando essas mensagens horríveis pras minhas biases ((o engraçado era que quem falava isso eram fãs de certos grupos que "nunca tiveram que se descer até esse nível pra vender álbuns", mas no momento que os grupos que usavam um short curto o fandom tratava como se seus biases fossem santos... hm...)), mas agora eu não tô nem aí. As garotas do 4minute gostam de ser sexy, principalmente a Hyuna, então não me importo, pois fico feliz por elas fazerem o que elas querem. Se elas não gostassem do conceito, Crazy nunca teria sido lançado. Eu não consigo imaginar minha vida sem Crazy ;')

    Mas é triste quando recorrem ao sexy pra desflopar. As meninas do Stellar vivem falando como elas precisam fazer isso pra pagar as dívidas que elas têm com a empresa. Isso corta o coração.

    AOA e Girls' Day floparam e mudaram de conceito. Já o maior hit do Secret foi Shy Boy, que é uma música MUITO fofa. Tão fofa que é capaz de dar diabetes. Depois disso a empresa mandou elas pro Japão, floparam. Voltaram pra Coreia e lançaram vários singles fofinhos, mas o povo ficou cansado e elas começaram a flopar. A líder se meteu em um escândalo que afundou o grupo de vez. Aí o seios da Hyosung ganharam atenção e a empresa começou a fazer media play sobre o corpo dela e tals, e isso se transferiu pro Secret.

    Porém o meu problema principal é a falta de variedade. Se você vai usar um conceito que é feito por outros 987878 grupos, lance uma música que faça você se destacar. E isso é pros boygroups tbm.

    ....

    Desculpa, mas eu preciso falar como aquele teaser da Hyuna tá destruidor. Eu já sabia que ia ter muita gente se pegando e muito álcool, afinal a Hyuna tem um harém gigante e adora uma cachaça. A única parte que passou dos limites foi a parte da cocaína, mas eu posso viver com isso...

    Adorei o post!

    {euamohtml.blogspot.com}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus, escrevi um livro... o.o

      Excluir
    2. Aprendi a curtir o conceito sexy por causa da Hyuna. Eu achava um absurdo o MV de Ice Cream (isso que é uma coisa "light") mas depois de me "aprofundar" mais no grupo eu acabei aprendendo a gostar. Eu gosto do sexy do 4minute porque é uma coisa natural, diferente de alguns grupos que são forçado de mais.

      Girl's Day até aonde eu procurei saber, não era tão flop com o conceito fofo, mas lógico que estouraram depois do sexy. Já o AOA… Bom saber sobre Secret. Confesso que não gosto muito do Secret por causa das integrantes, depois de tantas polêmicas eu acabei pegando antipatia do grupo. Não sei se são verdades mas…
      O engraçado, de mim mesmo, é que eu não consigo gostar dos boygroups por serem iguais, e os femininos mesmo sendo iguais eu gosto, vai entender kkkkk.

      Eu adorei a teaser da Hyuna. Eu ja esperava algo do tipo vindo da Hyuna, levei como algo normal. Mas como você disse, tem certas coisas que foram longe de mais. Entendo a bebida, beijos, festas e afins, mas a cocaína foi longe de mais. Porém é só a teaser do álbum e o MV creio que será diferente (e por algumas previas da pra ver que é mesmo).

      Excluir
  6. Eu não gosto quando as pessoas xingam as meninas do GG, do Apink e entre outros grupos. Não sou tão veterana nisso mas eu percebo muito em algumas reaction, os comentários são absurdos! Não entendo porque xingam tanto os grupos femininos, eu gosto tanto dos masculinos quanto dos femininos. E realmente, se você perceber a situação muda quando chega no Brasil... país triste viu?
    É uma grande besteira ficar perdendo tempo julgando um grupo pelo seu conceito tanto fofo quanto sexy, mas acho que não deveria ficar sempre no fofo > sexy > fofo > sexy se é que me entende, poderiam investir em outros conceitos.
    Chu ~ Bleeding

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gosto quando xingam os grupos femininos por uma coisa que os boygroups fazem e todos amam. Eu também acho que deveria mudar um pouco. Ultimamente, os grupos que estão ganhando atenção são por ter conceitos diferentes, como o MAMAMOO. Eu acho que as empresas não mudam por causa do medo. São conceitos diferentes, o que na minha opinião seriam o mais apropriado por serem diferentes. E outra, eu acho que não muda por serem fáceis de fazer.

      Excluir

Obrigada por comentar, mas entenda algumas coisas:
» Por favor, comente algo sobre o assunto do post.
» Não tenho problemas com palavrões, mas seja educado.
» Aceito pedido de afiliações.
» Respeite minha opinião.