Manual para um bom layout


Yo Candies ~ Desculpem sumir do blog, eu fiquei um pouco desanimada. Vocês não têm nada com isso, eu ando meio desanimada com algumas coisas (e empolgada com outras). Vocês viram o comeback do Red Velvet? Eu amei. Não gostei de Dumb Dumb como gostei das músicas anteriores, mas esse full album ficou uma maravilha. Gostei bastante de Dumb Dumb mas prefiro Ice Cream Cake. Como sempre, ja entrei na minha batalha para aprender a coreografia dessa música dsjisdj. Estava dançando até agora, mas eu aprendi muito pouco. Estou meio atrasada nas coreografias.

Eu escrevi esse post, sem brincadeira, três vezes. Eu não aguento mais ver essa ilustração da Yuri. Primeiro escrevi um post mostrando as diferenças do relacionamento na Ásia, até deixei no rascunho para posta-lo em breve. Irei arrumar direitinho e ter certeza do que escrevo, depois disso eu posto. Fiz também um album review do Red Velvet, mas optei por não postar, nem todo mundo gosta de Red Velvet. Finalmente estou postando mais um manual, vocês se lembram como era? Eu espero não ofender ninguém com este post. Lembrando que isso são apenas dicas do meu ponto de vista, não estou escrevendo regras, apenas coisas que ficam agradaveis aos meus olhos. E também, isso não é indireta para ninguém.

Escolha cores que combinem para sua paleta.
Acho que é o ponto fundamental para um layout, escolher a paleta. Acho que todo mundo aqui tem um pouco de senso de quais cores combinam, isso é uma coisa que não da para errar. E outra coisa, a questão da tonalidade das cores. Ninguém gosta de entrar em um site com as cores vermelho e laranja berrante, isso dificulta a leitura e cansa nossos olhos, então escolha sempre cores claras. Claro que, a vida não se resume a cores pasteis (caso alguém não saiba, são tons clarinhos), por isso que existe as cores escuras, mas nunca as berrantes. Resumindo: escolha ou tons escuros ou tons claros, nada de cores berrantes. Também não tem problema algum de fazer layouts monocromáticos (uma cor só com tons diferentes). Eu falo isso porque tem gente que usa todas as cores do arco-iris em um layout. É possivel usar, mas saiba combinar.
Também estabeleça algumas cores, se sua paleta é rosa e azul, não tem motivo colocar um menu em amarelo e o resto rosa e azul. As vezes a cor pode ser adicional (nem sei se isso tem um nome, eu chamo de cores adicionais ou cores extras), que colocamos ou no tachado ou no itálico, mas são cores apenas para isso. Caso alguém não entendeu, usaremos o exemplo do meu layout. A paleta é verde e azul no layout inteiro, mas, no itálico e no sublinhado eu coloquei a cor roxa. Mas caso eu colocasse o roxo, por exemplo, apenas no titulo de post ficaria estranho.
Arrume seus gadgets.
Não existe ordem fixa de gadget, mas eu acho estranho quando o primeiro gadget é o de seguidores e o segundo é de "welcome". Coloque os gadgets mais importantes em primeiro, eu sempre penso assim. Não é obrigatório um espaço para um texto de boas vindas, mas se caso tiver, deixe ele sempre em primeiro. Também não coloque gadgets desnecessários (como tradutor de pagina). Não coloque muita coisa em um gadget só, deixe separado o que cada um quer dizer.
Não sobrecarregue seu layout.
Ultimamente esta muita moda de fazer layouts completamente detalhados, com até o cursor decorado. Não tem problema nenhum o cursor decorado, mas não escolha um cursor gigante, isso atrapalha muito na leitura. E nem um cursor minúsculo. Também não exagere nos gifs. Gifs são bem legais, um ou dois na sidebar tudo bem, agora gif em todos os gadgets, gif no cabeçalho e gif nos posts não dá. As pessoas não ficarão no seu blog pelo tanto de gifs que você coloca, sem falar que isso pesa e a pagina demora muito para carregar. E uma coisa que é particular, mas eu não gosto daqueles efeitos que as pessoas colocam no blog, que quando você abre a pagina tem que esperar a postagem e a sidebar aparecer. Me da raiva quando isso acontece porque eu tenho que esperar o efeito para ler. Eu entro no blog logo para ler, não pra ver efeitos. Efeito eu vejo nos menus.
Não se inspire e não copie.
Agora sim posso dizer: não se inspire nos layouts alheios. Uma coisa ou outra até vai, mas não faça a copia inteira do layout, mesmo se você tiver permissão disso. Ja disse isso em manuais passados mas volto a dizer, é bem chato quando se esforçamos para pensar e vem um preguiçoso e copia todo nosso trabalho. Não copie os códigos também, é bem chato quando isso acontece. Códigos são complicados mesmo para aqueles que possuem mais facilidade então não saem copiando. O pior sempre vai sobrar para vocês que copiam. Além da má fama, poucos voltarão a confiar em você.

Espero que tenham gostado do post. Espero também que tenha sido útil para alguém. Lembrando que não são regras, são coisas apenas da minha visão insignificante. Se caso eu pense em mais alguma dica, faço a parte dois. Se alguém não entendeu avise, eu explico melhor nos comentários ^^.

Chu~

13 comentários:

  1. Amei as dicas, tenho que segui-las acho que o meu maior problema são as cores, não osu muito boa em combinar kkkkk
    Amei as dicas noavemente kkk
    Beijoos
    http://onlypoison1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado <3. Qualquer ajuda para paletas pode me chamar <3.

      Excluir
  2. Olá <3
    Quanto tempo aqui, me sinto até tristonha fiquei afastadona dos blogs que eu mais amo. Ah, os seus manuais! Eu amo le-los. Que engraçado, você postou no momento certo. Estava lendo o post enquanto mudava meu layout. Acho que o meu não está tãão perfeito quanto o seu. Eu e minha mana fizemos, com cuidado. Acho que... bem você decidi sua opinião. Eu amooo Dumb Dumb, a melhor música delas, mas eu fico em dúvida com a Huff n Puff. Se você fez o albúm deve saber que musica é essa que eu estou falando. Duas postagens rascunho? Que maravilha, ao menos você vai saber o que vai postar. Essa de relacionamentos da Ásia me pareceu suuper interessante! Vou ler mesmo! Deu para entender tudinho querida nem precisa se preocupar!~

    ---- snack-c.blogspot.com ---

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá <3.
      Eu dei uma sumida daqui também, a culpa não foi sua. Fico feliz que goste dos meus manuais, faço com todo carinho <3. Eu gostei do layout de vocês, ficou bem bonito, parabéns para as duas.
      Pra mim a melhor música foi Red Dress, eu amo muito essa música. Postarei então o post sobre os relacionamentos <3.

      Excluir
  3. Amei suas dicas. Queria ter um computador para começar agora. Eu vou fazer o layout mais lindo da minha vida. Agora só preciso de dinheiro. Obrigada linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha ajudado/gostado. Boa sorte para conseguir o computador <3.

      Excluir
  4. Adorei as dicas, pena que eu realmente não sou muito bom nessas coisas, hahaha. Obrigado pelas dicas. Beijos

    olivroemquehabito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha ajudado de alguma forma ><.

      Excluir
  5. Olá Gi ♡
    Eu amei essa ilustração, bem eu concordo com suas palavras acho estranho quem coloca o Follow depois o Welcome, vou tentar reduzir o excesso de gifs já que demora para carregar. Bem entre Dumb Dumb e Ice Cream Cake acho que fica uma dúvida cruel. Irei esperar o post do Relacionamento, Bye!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá <3.
      Também acho isso um pouco estranho, é muita falta de organização. Eu gosto bastante de ICC mas estou viciada em Dumb Dumb uhasuhas.

      Excluir
  6. Achei que só eu estava incomodada com esses cursos gigantes, gente do céu não dá nem pra mexer no blog direito e além de tudo ainda pesa para os menos favorecidos de internet kkkkkkkkk.
    Giovana aceita afiliação? estou procurando blogs amigos e gostei do seu e se não for pedir de mais me manda um comentário no blog pra eu saber <3 beijão e exelente semana
    http://urbaneconceitual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, faltou português ieqjhieo
      excelente *

      Excluir
    2. Eu me incomodo com qualquer tipo de cursor decorado, não consigo me acostumar. Acho bacana a decoração, mas não consigo me adaptar, tanto que nem entrei nessa moda kkkk.
      Aceito sim, me desculpe a demora para responde-la, provas e mais provas :c. Mas eu aceito sim uahuhas, obrigada <3.

      Excluir

Obrigada por comentar, mas entenda algumas coisas:
» Por favor, comente algo sobre o assunto do post.
» Não tenho problemas com palavrões, mas seja educado.
» Aceito pedido de afiliações.
» Respeite minha opinião.