Dicas para fazer um bom layout


Yo Candies ~ Eu demorei um pouco para postar porque eu estou sem photoshop e eu não gosto de ficar repetindo ilustras, mas pelo visto vai ter que ser assim né nom. Enfim... Gente eu voltei com meu feed do insta, agora é @c.ypherx. Se quiserem me seguir e curtir minhas fotos eu ficaria agradecida. E também, o blog esta quase chegando nos tão sonhados 130 seguidores, eu fico bem feliz que saímos da casa do 120.

Eu ja tinha feito um post desse tipo ano passado. Eu fiz um manual para um bom layout, mas poucas pessoas viram e eu queria fazer isso de novo. Deixando bem claro que nada disso aqui é uma regra ou que você tem que seguir tudo isso que estou dizendo. Eu só estou passando coisas que eu penso antes de fazer meus layouts, espero que sirvam para vocês de alguma maneira.
Escolha uma paleta com cuidado
Ja tinha mencionado isso no post anterior sobre layouts mas repito. A paleta é uma parte essencial para seu layout. As pessoas podem ler ou não ler seu blog por causa da sua escolha de cor. Eu to falando serio. Pelo menos eu sou assim.
Tente escolher cores que: combinem e não ceguem ninguém. Eu não tenho muita ideia de cores que combinem, eu sempre uso as mesmas paletas. Agora a tonalidade, eu sempre uso tons mais claros, ou melhor, tons pasteis. Eu acho que deixa o layout muito mais leve e gostoso de olhar. Diferente daqueles layouts com cores mais escuras, que eu acho que cansam a vista e enjoa muito mais rápido (opinião completamente pessoal).

Uma das coisas que eu gosto na questão da cor é combinar a cor com o tema. Eu acho que fica muito mais interessante. Por exemplo, nesse layout. Meu tema foi o MV Why então eu procurei usar cores muito usadas no MV e que combinavam. Mas ai essa parte é bem opcional, porque muitos layouts não possuem tema. Eu acho mais bonito mas ai depende de você.
Cuidado para não deixar o layout pesado
Outro ponto citado no post anterior que também é muito importante. Evite coisas inúteis e evite muita informação. Quando o layout tem muita coisa piscando ou se movendo acaba enjoando as pessoas, além de travar muito o blog. Coisas como por exemplo, muito gif nos gadgets ou gadgets completamente inúteis acabam enjoando todo mundo.

Outra coisa que eu tinha citado nessa parte foi a questão do cursor e repito. Não é ruim usar cursor decorado, eu até acho bonito (mesmo não usando). Mas o problema é não usar aqueles cursores que tem, por exemplo, um coração enorme em cima. Isso acaba dificultando a leitura. Eu também não gosto de cursores pequenos de mais, mas isso é uma questão pessoal. Eu sempre perco o cursor quando ele é pequeno, mas é bem bonitinho.
Tente não seguir modinhas
Eu achei que as modinhas acabariam depois que determinado blog acabasse mas continua tendo e sinceramente, sempre terá modinhas. O problema da modinha é que da um desanimo de entrar e continuar no blog. Eu não sei se todo mundo é assim mas quando eu entro em um blog eu primeiro vejo o layout e depois as postagens. De certa forma, o layout é a primeira impressão, as pessoas querendo ou não. E entrar em um blog parecido com outros é chato.
Tente sempre inovar. Sei o quanto é difícil inovar, mas uma hora surge uma ideia legal. É só ir tentando. Uma hora "brota" uma ideia interessante e nova.
Faça layouts para que você se sinta bem usando ele
Não tente fazer o layout que os outros estão fazendo porque pode te incomodar. Não tente usar as mesmas cores ou mesmos temas que as outras pessoas porque isso pode te incomodar. O que eu to querendo dizer é que, faça o layout de uma maneira que você vai olhar pra ele e pensar "caramba, eu gostei tanto desse layout que vou me dedicar muito mais ao blog". Isso ajuda muito, quem ja passou por isso sabe. Ninguém vai te culpar se você trocar de layout três vezes no mês por causa disso. O importante é estar bem.

Foram essas as dicas de hoje. Espero que tenham gostado e que sirvam para vocês. E lembrando de novo, eu não to obrigando ninguém. E toda regra tem sua excessão. Se, por exemplo, você conseguir usar paletas escuras de um modo que não fique ruim, quem sou eu para te impedir, só vai.

Chu~

19 comentários:

  1. Oi Gi! Como vai?
    Eu acho que cheguei a ler essa manual sobre layouts, mas não tenho certeza. Eu sou o tipo de pessoa que repara muito no layout quando entro em um blog, e se ele já não me agrada logo de cara, tem casos que eu nem chego a ler as postagens porque me sinto desconfortável. Isso é uma atitude meio besta da minha parte, mas eu não consigo ler algo enquanto meu cérebro está focado na poluição visual do blog ou qualquer outra coisa.
    Eu não uso paleta de cores na hora de fazer um layout, sempre acabo ficando no branco, preto e cinza. De vez ou outra eu vario na cor, mas eu não tenho jeito pra isso, e para não errar eu prefiro apostar na mesma coisa.
    Não gosto de layout com gifs na sidebar, atrapalha muito na concentração da leitura. E outra coisa que me atrapalha também, é quando a pessoa usa a letra da postagem numa cor muito fraca, as vezes não da nem para ler, e como eu tenho problema de visão, tenho que aproximar os olhos da tela e isso prejudica mais ainda. Imagino que eu não seja a unica que sofre com isso.
    Acho que não me lembro de nenhuma modinha recente, mas eu lembro de uma época onde a maioria usava o layout todo dark, preto com as letras brancas. Nossa, era horrível, a visão fica péssima depois de ler, eu até evito seguir blogs que tem layout do tipo.

    Bom, se a pessoa se sente bem com o layout dela, ótimo, né non? Mas tem coisas que eu não me sinto confortável e prefiro evitar, acho que todo mundo deve ter um pouco disso.

    Gostei da ideia do post, acho que ajuda as pessoas que começaram agora e não noção de como organizar o blog e coisa assim.

    Até mais. ♥ palavras agridoce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu estou bem.
      Também sou. De certa forma é difícil evitar essa atitude, pelo menos eu acho.
      Te admiro por usar essas cores. Nunca consegui usar cores mais "frias" (não sei o nome dessas cores, na verdade eu sei mas esqueci lol). Te entendo, eu fico na mesmas cores também (azul, rosa, roxo e verde).
      Não me lembro de ter entrado em algum blog com a letra muito clara no momento mas imagino que seja ruim. Uma coisa que eu não gosto é das fontes em pixel. Ainda bem que as pessoas pararam com elas mas tem gente que ainda insiste.
      Fico feliz que tenha gostado <3

      Excluir
  2. Oi, Oi, Gio! Que horrível, mona. O que houve com ele? ~noss falando assim parece até que é uma pessoa -q~ E aí, como que ce tá? Eu estou completamente viciada no instagram. Eu procurei seu user lá mas não encontrei ;-; coloca o link aqui para eu te dar um salve lá :33 Weeeeee, parabéns, Gio! Em breve vai estar nos duzentos u-u tuts tuts quero ver. Você merece, é sempre tão atenciosa ♡

    Eu sou uma dessas que continua no blog para ler as postagens só se as cores me agradarem jsdhfsjd. Nesse quesito eu sou bem mimizenta -q se a cor for vibrante arde os olhos e eu já vou clicando no x sjhfsdf. Cores escuras geralmente me atrapalham para ler, principalmente se for na área de postagem. Acho que tem que ter um cuidado na hora de escolher as cores do layout porque, mesmo que seja bonito de olhar, e se as pessoas não conseguirem enxergar o texto? Aí ferrou, coleguinha. Tu perde uma visita. :v Mas tem alguns layouts escuros que ó, bato palmas. u-u
    Eu sou uma pessoa bem impaciente, então se é daquelas páginas que demoram dez, vinte segundos para carregar, eu já saio fechando, tenho paciência não jsdhfsd. Eu acho bem bonitinho cursores com um enfeitinho ou coloridinhos ~em cores não cegantes~ mas aqueles que soltam estrelinhas ou coisas do tipo quando mexe me enche o saco >< Fora que, como você disse, atrapalha a leitura.

    Como eu sou uma pessoa MUITO curiosa, vou chutar: seria o Kawaii World? Se procurar o nome dele no google o tanto de plágio que aparece é algo surreal. SIIM, você fica tipo com aquela sensação de dèjá vu jsdhfsd. É bem chato mesmo. Inovar é muito difiícil, tipo quando um blog de html libera sla, uns efeitos para menu únicos, diferentões. Daí em uma semana você ve um milhão de blogs usando o mesmo efeito. Eu sou bem inconstante, e se tratando de layout, então... Eu não sei se isso irrita as pessoas, mas tanto como leitora quanto blogueira, eu simplesmente adoro quando o layout do blog muda. Me deixa bem empolgada e vou falar: até ativa minha criatividade para post's jdfsdf.

    Eu tinha desistido de tentar fazer meus próprios layouts, só estava usando free mesmo, mas é muito difícil garimpar na internet por layouts bem bonitos e que combinem com a sua vibe ~eu pelo menos escolho meus lays de acordo com a vibe que to sentindo sdhfjsd~. E também, troquei de lay recentemente mas vi que uns quatro blogs do meu ''círculo'' dos que gosto de visitar estão com o mesmo que o meu. Daí quero trocar, vou tentar fazer um meu :v ~me deseje sorte, porque eu nunca gosto o suficiente deles para usar por mais de dois dias~ Então esse post vai ser bem útil para mim, charme. ♡

    Nossa, eu falo demais, credo. Mas não desiste de mim jshdf >< Eu adorei as dicas! Parabéns pelos seguidores e que o blog fique cada vez mais reconhecido. Beijinhos de açaí com M&M's e até mais.

    Um brinde aos loucos ✌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ~ Ele não abria porque tinha que renovar a assinatura, ai eu fiquei uns dias sem usar por causa disso, mas agora ja renovei. Ué. Eu coloquei a minha conta ali no gadget de "about me", é o ultimo menu. Obrigada <3333 serio, muito obrigada <33.

      Eu também sou assim uasuhs. Eu ja vi muito layouts escuros bons e ruins, acho que é tudo questão de saber fazer. Eu não sei combinar as cores em um layout escuro e deixar agradável asuhuhas, ja tentei e não deu certo.
      Eu também. Eu também não gosto daquelas paginas que tem efeito quando abre, ai demora um tempo para aparecer por causa do efeito. Nossa como eu odeio isso ;-;.
      Sim, seria. Eu lembro dos plágios, eram assustadores. Eu também gosto quando troco de layout, por isso que eu troco bem rápido auhasuhs. Acho que em 20 dias eu ja to trocando de novo, ou até menos.
      Uma das coisas que eu não gosto de usar layouts free é essa, todo mundo usa a mesma coisa ao mesmo tempo. Boa sorte, não é tão difícil assim, é só estar inspirada huasuhas. Fico feliz que tenha sido útil de alguma forma aushuash <3.

      Ah relaxa, eu amo que falem muito <3. Obrigada <333.

      Excluir
  3. Olá! ~ desculps eu vir aqui sempre e nunca comentar.
    Um feed... bacana. Eu já tive, mas uns breganaite aconteceram e deu no que deu. - @derreta.me
    Parabéns pelos seguidores, sonho com uma quantia como essa. Seu blog é incrível mesmo.

    Eu concordo com a questão da paleta, mas também vai vir muito de quem escreve no blog. Eu já vi blogs com lays pesadíssimos, até mesmo com os tons pastel, mas essa questão é sua opinião, claro. Eu adoro as arrows pequenas, são tão lindinhas.
    É... não há mais nada para cojtedtr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu merda aqui.
      não tenho mais nada o que contestar. Foi um belo post.
      tchauzinho ~ lumen histoire

      Excluir
    2. Olá ~ Ah tudo bem uhsauhs.
      Seu feed era bonito.
      Obrigada <333, mesmo <33.

      Sim, é tudo questão de opinião. Eu não consigo gostar de layouts com cores pesadas mas se a pessoa gosta, só vai.
      Fico feliz que tenha gostado do post <3.

      Excluir
  4. Oi~
    Invejo pessoas que escolhem cores sem problemas. Eu nunca consigo pensar em cores legais pra usar djhghm cara, eu lembro que tinha vários blogs com um monte de cores cegantes, lá por 2012... a gente escrevia a postagem com letra arco-íris euehue era horrível de ler. Ainda bem que isso não é mais comum. Eu gosto de layouts claros e escuros, mas ultimamente também tenho dado preferência para os claros.
    E aqueles cursores com um gif gigante em cima? :v eu adoro gif, mas moderação é legal. Prefiro usar gifs no fim da postagem às vezes, acho bonito terminar a postagem assim. Gadget de contador de visitas, gadget do google tradutor. Eu acho isso inútil, e acho que é mesmo. Ocupar gadgets preciosos só pra isso, pra mim, é uma perda de espaço. Talvez alguém ache útil, mas penso que ninguém se importa com isso quando entra em um blog.
    Lembro uma vez que uma blogueira {que eu não vou dizer quem é} postou um menu e TODO MUNDO usou durante meses e meses. Em todo blog que eu entrava tinha aquele menu lá. Isso cansa mesmo. Não que seja proibido, não é, às vezes você vai gostar do menu da ''modinha'' e vai querer usar, mas quando todo mundo (e quando eu digo todo mundo, é todo mundo mesmo) tá usando perde a graça.
    Eu acho que layout é um incentivo. Sei lá, deve ter gente que pensa que não é tão importante, mas pra mim é. Que nem você disse, quando a gente gosta do nosso layout dá mais vontade de cuidar do blog.
    Tchau ˙˚ʚ(´◡`)ɞ˚˙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ~
      Eu não sofro pra escolher cores, até porque eu uso sempre as mesmas (o dia que eu não usar roxo, rosa, verde ou azul o layout não vai ser meu).
      Eu tinha um monte de layout com cores cegantes asuhush, era por ai mesmo. Dificilmente eu gosto de layouts escuro, vai depender muito.
      Eu também gostava mas agora eu to sem gif pra colocar no final ai eu parei usahuhs. Eu também acho bem inútil esse tipo de gadget. Sendo bem sincera, eu acho esse gadget de "status" completamente inútil mas eu coloco só para dar certo o nivelamento.
      Eu lembro quando essas coisas aconteciam. Querendo ou não eu fazia parte dessas que usava o mesmo menu que todos, me arrependo disso. Realmente, fica enjoativo.
      Eu acho que o layout é uma das coisas mais importantes. Sei que as postagens também são mas de que adianta as postagens serem boas e o layout com cores cegantes? Pois é uahsuhas.

      Excluir
  5. Olá ♡ Acredito que seja a primeira vez que comento aqui depois da pausa do SF. Por isso, não tive a oportunidade de elogiar esse layout, que está maravilhoso, como sempre, haha. Estou feliz que tenha voltado, Gio ♡
    Acabei de seguir seu feed.
    Realmente, uma paleta de cores harmônica é extremamente importante. Queria saber disso em 2011, haha. Gosto muito de escolher apenas uma cor e variar seus tons. Ah! Tons pastéis deixam o Layout realmente leve e muito bonitinho, hehe. Há layouts escuros que ficam maravilhosos, daí depende da pessoa saber usar as cores, né? Eu não sei usar, asdfghjk.
    Em 2011, eu fui uma usuária de gadgets inúteis, asdfghjk. Dei uma parada, eu acho, asdfghj. Lembro daqueles peixinhos para alimentar, contador de visitas, gifs desnecessários, selos... sdfghj. Realmente, são coisas que poluem o Blog. Quanto aos cursores, acho os pequenos bonitinhos, mas também perco. Prefiro o padrão mesmo.
    Acho que sei o tal blog que você se refere. Na verdade, também pensei que as modinhas acabariam junto deste. É complicado inovar, principalmente quando não tem tanto tempo assim para o Blog, mas as vezes surgem ideias mesmo. Eu não considero os meus layouts originais ou fora das modinhas (aliás, meu atual layout usa o mesmo tema de vários blogs), mas eu tento, haha. Admiro quem consegue algo novo e bonito, como tu, Gio ;3; Concordo que quando estão todos usando uma determinada coisa, fica chato.
    O que dizer dessa última dica? *palmas* Já cheguei a fazer layouts inteiros para, no fim, não sentir satisfação e não usar, sdfghjkj. Acho a satisfação com o Layout uma das coisas mais importantes no Blog, principalmente porque ele é seu, né? Haha.
    Ótimas dicas, Gio ♡ Creio que ajudarão muitos iniciantes.

    - m o n o c e r o s ♡
    - c h u ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ~ É a primeira vez mesmo. Obrigada <33.
      Também queria saber disso em 2012/2013 auhsuhs. Eu não consigo fazer layouts assim, monocromáticos. Eu acabo cansando, eu preciso de pelo menos duas cores. Sim sim, também não sei usar cores escuras ai fica uma coisa bem feia.
      Peixinhos para alimentar eu achava isso uma gracinha (vi isso em um background uma vez) mas que é inútil, é. Lembro da época que tinha o "link me" mas ninguém usava aquilo uhsauhs.
      Exatamente. Não sei se eu sou a única, mas como eu to aqui ja faz tempo, a questão de inovação ta ficando mais difícil (acho que deveria ficar mais fácil mas pra mim ta difícil). Fico feliz em ler isso auhsuhas, que você acha meus layouts "algo novo" <33, de verdade.
      Isso acontece com muita frequência comigo. Sim, é bem importante aushuhas.
      Fico feliz que tenha gostado <33.

      Excluir
  6. Hey, Giovana! Como vai?
    Antes de tudo: percebi que você é de caprica. Também sou e amo esse signo, então já gostei de você. DKSJDKS Ah, dei uma olhada no teu ig e deixei like nas fotos.

    As cores do layout são realmente importantes. Eu nunca fiz um completo – ainda estou na batalha -, porém também sou dessas que não acompanham um blog porque as cores não tem harmonia. E realmente não entendo o povo que coloca o fundo da área de postagem preto e as letras vermelhas/amarelas. ;-; Sempre que escolho um layout me pergunto se ele vai ficar confortável para os leitores, principalmente para quem tem problema de visão e etc.

    Sobre a dica do peso no layout... Quando comecei aqui no blogger eu era daquelas que usava gadgets só de enfeite, sabe? Mas não eram esses organizados de agora, com playlist e tal, eram aqueles que tinham uns animaizinhos e os visitantes podiam clicar no gadget e alimentá-los DKSJDKSJC Hoje em dia tento ser mais organizada em relação a isso.
    E amo cursores com enfeites. <3 Mas aqueles cujo próprio cursor é o enfeite me deixam bem atrapalhada.

    Sei de que blog você está falando, eu acho e.e E realmente modinhas são bem chatas. Não vou comentar muito sobre isso porque, por enquanto, devido a forças maiores (vulgo: meu antigo layout bugou), meu blog está com um layout que acho que metade da blogosfera está usando. DKSJDKS
    Mas concordo com tudo que você falou. Um blog original chama mais atenção e desperta mais interesse do que semelhante a todos os outros.

    Adorei a última dica. Pessoalmente acho que o layout influencia muito na vontade que a blogueira tem ou não de postar. Eu só me sinto bem com layouts mais sóbrios, por exemplo. Acho que a aparência do teu cantinho tem refletir um pouco de você, ou pelo menos do que você quer passar para os leitores.

    As dicas foram ótimas, e adorei o clima aqui do Sugar Free. ♥

    P.S.: Eu ia dizer que tô seguindo, mas agora percebi que já sigo aqui há um tempo DSJDKS

    ✎... N e v e r m o r e ✧

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ~ Eu estou bem.
      AAA CAPRICAS <333. Obrigada <3.

      Minha nossa tem gente que faz esse assassinato com o blog? Misericórdia UASHUHSA. Sim, isso é muito importante.
      Gente eu não lembro disso asuhusha. Mas eu também era da época dos gadgets inúteis como tradutores e etc.
      Isso que você falou, que a aparecia tem que refletir um pouco sobre o dono, é verdade. Não tinha parado de pensar nisso. Eu só me sinto bem com cores pasteis então vai ficar eternamente assim aushhus.
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado <33.

      Excluir
  7. Olá Gio o/ ~<33
    Que bom que vai conseguir 130 seguidores, e vai conseguir mais também! Acho que já vi um layout cegante, é um pouco ruim, e também tem gente que tem dificuldade na visão e ver coisas cegantes deve ser meio ruim para a vista dessa gente. Então realmente tem que ter cuidado com a palheta porque pode até afastar os visitantes do blog. As vezes um blog pesado (cheio de efeitos) fica meio difícil de ver o blog, as vezes até de ler o post. Já houve uma época que tinha mais pessoas modinhas do que atualmente, mas não era nem só nos layouts mas no jeito, como se quisesse imitar uma blogueira que era mais famosa. Realmente, as vezes a pessoa se importa com o que vão achar do blog mas não repara que pode começar a desgostar do blog. Suas dicas podem ajudar as pessoas quando criarem um layout, se alguém precisar de dicas no layout recomendo esse post!

    Bye's ♡
    O Snack Cheese é a queijolândia~✧ |
    Temos pipocas e sopas! Venham ☆

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yuka <3
      Espero uashhus. Sim. Eu tenho problema de visão e não enxergo layouts desse tipo. Eu lembro das modinhas. A modinha era até na forma de escrever, era uma forma mais rude (eu me lembro de ter participado disso. A maioria se achava porque determinada blogueira se achava). Obrigada, espero que ajude alguém no futuro <33.

      Excluir
  8. Olá Gio o// Cheguei aqui! Como vai? Eu não sabia que você tinha instagram, nós tínhamos mas ficou dando aquele bug de botar código e não funcionava, se você souber como se resolve me avise! Que bom que irá chegar aos 130! Realmente o que você falou é verdade. Eu também não gosto muito de modinha no blog, até porque na arte do blog diferença são riquezas. Verdade mesmo que subconscientemente as vezes a primeira impressão do layout é que passa, mas depende pode haver exceção. Uma pessoa que tiver boas escrita, talvez a escrita seja lida primeiro. O engraçado é que no blog as pessoas tem mania de dar mais créditos ao layout as vezes. Parece que se a pessoa tiver um layout lindo e escrever + ou - as pessoas irão gostar mais do blog pelo layout. Agora se isso está certou ou não eu não sei. Hehe~

    Entendi o lance de se estar bem com o layout. Usar um layout que não se sinta a vontade pode ser algo desmotivador.
    Entendo esse lance de regras, as vezes é só dicas não é necessariamente uma regra. Acho que as pessoas entenderam é só isso mesmo, beijinhos~
    Bye's ♡
    O Snack Cheese é a queijolândia~✧ |
    Temos pipocas e sopas! Venham ☆

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iza <3 Eu estou bem ><. Poxa, eu nunca vi isso acontecer. Sim, o legal é ser diferente e não igual. Eu dificilmente leio o post primeiro, eu ja olho direto no layout, faço uma boa analise e depois leio o post. Isso acontece muito, ja entrei em muitos blogs famosos com layouts maravilhosos e uma escrita horrorosa.

      Excluir

Obrigada por comentar, mas entenda algumas coisas:
» Por favor, comente algo sobre o assunto do post.
» Não tenho problemas com palavrões, mas seja educado.
» Aceito pedido de afiliações.
» Respeite minha opinião.